
Mesmo antes de Alberta se tornar uma província em setembro de 1905, os cidadãos de uma Calgary muito jovem estavam determinados a hospedar uma instituição pós-secundária como parte da construção de uma grande cidade.
Em 1906, a Escola Normal da Alberta (que mais tarde se tornaria nossa própria Escola de Educação Werklund) iniciou suas operações e proporcionou um fluxo constante de educadores para uma nova província ansiosa para crescer e avançar rapidamente.
Quando a Universidade de Alberta foi fundada em 1908 em Strathcona (agora parte de Edmonton), Calgarians ficou desapontado com o conceito de "planta de filiais" que se seguiu e pressionou há décadas por uma instituição independente própria. Estudantes, professores, funcionários, ex-alunos, doadores e voluntários se uniram para apoiar a causa, com grande paixão e compromisso.
Sua dedicação foi finalmente recompensada em 29 de abril de 1966, quando a Universidade de Calgary recebeu autonomia. A partir daí, o crescimento foi rápido e furioso, à medida que um novo campus tomou forma e educadores inovadores vieram a Calgary de todo o mundo.
Em 2016-17, a Universidade de Calgary marcou seu 50º aniversário como instituição autônoma.